Diamante Bruto, de Orlando Senna, é a próxima atração do Cineclube Fruto do Mato

filme-4logo-fruto

 

Cineclube vai exibir filme rodado em Lençóis na década de 70

 

Há 40 anos o cineasta baiano Orlando Senna lançava “Diamante Bruto”, filme que marcaria para sempre a vida dos moradores de Lençóis, na Chapada Diamantina. O longa-metragem será exibido na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, que acontece nesta terça-feira, dia 7, no Teatro de Arena, no centro da cidade.

Gravado em Lençóis, com a participação da comunidade, o filme tem ainda no elenco o ator José Wilker e é baseado num romance do escritor lençoense Afrânio Peixoto.Wilker vive José de Castro, um ator de televisão que retorna à sua terra natal e reencontra Bugrinha, um amor de infância. Assim como o Afrânio Peixoto, Orlando Senna também é filho da cidade e buscou retratar na obra o período de decadência do garimpo na região.

“Escolhemos este filme porque ele precede um momento de grandes transformações na Chapada Diamantina, quando uma nova perspectiva se abre com a exploração do turismo”, afirmou o cineasta e curador do cineclube, Juca Badaró. Segundo ele, o filme de Orlando Senna abriu novas possibilidades e mexeu com a vida dos habitantes de Lençóis.

O diretor de “Diamante Bruto” começou a carreira no cinema realizando alguns documentários, entre eles “Imagem da Terra e do Povo”, produzido por Glauber Rocha. O primeiro longa de ficção foi “Iracema – Uma Transa Amazônica”, de 1974, no qual foi o roteirista e co-diretor.Trabalhou ainda nos roteiros dos filmes “O rei da noite”, “Coronel Delmiro Gouveia”, “Abrigo Nuclear” e “Ópera do Malandro”.Orlando Senna também atuou como Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e diretor geral da TV Brasil.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

A participação do público é gratuita e os interessados em assistir aos filmes podem se dirigir até a sede do Griô, no centro de Lençóis, ou fazer a inscrição pela internet, através da página do cineclube nas redes sociais: http://www.facebook.com/cineclubefrutodomato. Informações adicionais através do telefone (75) 99862-1871 ou (75) 99947-3812.

O Cineclube Fruto do Mato é um projeto aprovado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2016 – desenvolvimento e difusão, apoiado financeiramente pela Fundação Cultural, Fundo de Cultura da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, sediado na cidade de Lençóis. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS).

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s