Codecon promove ação especial pelo Dia do Consumidor

No Dia do Consumidor, a ser celebrado na próxima quarta-feira (15), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), vai realizar uma ação especial em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL). O evento acontecerá das 9h às 9h30, na unidade da Defensoria Pública da Bahia, na Rua José Duarte, 56, Tororó. Na ocasião, os consumidores vão poder tirar o extrato de proteção ao crédito com o CDL, além de esclarecer dúvidas sobre a inclusão do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a obrigatoriedade do aviso para essa inserção.

“Vamos esclarecer também quanto tempo o nome do consumidor pode ficar no serviço, além de outras dúvidas relacionadas ao tema”, destaca o diretor-geral da Codecon, Alexandre Lopes. Conforme ele, o órgão promove ainda ações frequentes sobre o respeito ao consumidor. “Realizamos fiscalizações frequentes que já estão no nosso calendário e recebemos denúncias através dos nossos canais: o Fala Salvador 156, Instagram (@codecon_salvador) e Facebook (CodeconSalvador)”, acrescenta.

Ele explicou ainda que, caso a empresa esteja descumprindo algum direito do consumidor, o órgão envia a notificação e retorna ao local após 10 dias. Se a situação persistir, é lavrado um auto de infração e o empreendimento tem também 10 dias para defesa. Só então pode ocorrer a multa, que varia de R$300 a R$3 milhões. “Sempre visamos a proporcionalidade e a razoabilidade. O valor depende do porte econômico da empresa, se existe agravante e se há reincidência”, completa.

Balanço e denúncias – Desde o início do ano, o órgão notificou 520 estabelecimentos por alguma irregularidade relacionada à defesa do consumidor. No mesmo período, foram emitidos 47 autos de infração. As reclamações mais recorrentes recebidas pelo órgão são relacionadas à telefonia e fornecimento de energia e de água, seguidas por problemas nos aparelhos de celular e câmeras.

O cidadão que precisar dos serviços da Codecon deve comparecer à sede do órgão, localizada na Rua Chile, 3, Centro. O atendimento também é feito nas unidades das Prefeituras-Bairros de Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras, Liberdade/São Caetano, Subúrbio/Ilhas, Barra/Rio Vermelho, Pau da Lima, Cidade Baixa e Cabula, onde podem tirar dúvidas e pedir orientações. O objetivo é descentralizar o atendimento e dar mais conforto à população.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s