Pequenos produtores de farinha do Nordeste começam a ser capacitados

74796

Na Bahia, o evento de lançamento da ação será no dia 29 de março. Serão atendidas 170 empresas do ramo até 2019

Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva de panificação, o Sebrae Nacional lançou este mês uma parceria com a empresa líder na fabricação de biscoitos e massas no Brasil, a M. Dias Branco, para qualificar distribuidores e transformadores de farinha no Nordeste. Na Bahia, o evento de lançamento da ação será no dia 29 de março, às 18h30, no Clube dos Ingleses, no bairro do Campo Grande.

“A meta é capacitar 170 empresas entre os anos de 2017 e 2019”, explica a gestora do Projeto Encadeamento Produtivo Sebrae Bahia – M. Dias Branco, Melissa Rocha. Oficinas, cursos e palestras terão início oficial no dia 18 de abril, com inscrições gratuitas através da loja virtual do Sebrae. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3320-4322.

A apresentação do evento será feita pela gestora do projeto e pela trade marketing da M. Dias Branco, Paula Gadelha. Na ocasião, o palestrante Marcos Fiori irá falar sobre importância do empreendedorismo com o tema “Empreender é aprender”. O encerramento do evento contará também com a participação de Edésio Duran, presidente da Associação de Proprietários de Panificadoras da Bahia (APPB).

Serão capacitados 800 pequenos negócios em seis Estados da região, dentre eles Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A Bahia é o maior Estado do Nordeste em número de empresas do setor, quase 6 mil pequenos negócios de panificação e outras empresas transformadoras de trigo.

Cenário

Segundo um levantamento realizado pela Unidade de Atendimento Setorial Industrial do Sebrae Nacional (UASIN), o segmento de panificação e confeitaria gera 820 mil empregos diretos e 1,85 milhão de indiretos, sendo 95% das padarias pequenos negócios. A panificação está entre os maiores segmentos industriais do país, constituindo um importante impulsionados da economia.

No levantamento realizado pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2015, o setor de panificação e confeitaria no Brasil cresceu 2,7% e obteve um faturamento de 84,7 bilhões.

Apesar do crescimento apresentado nas pesquisas, o setor vem mostrando desaceleração desde 2010. Conforme o estudo, um dos principais motivos foi a redução do fluxo de clientes, além do aumento dos custos operacionais e a inflação.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
http://www.ba.agenciasebrae.com.br
http://www.twitter.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s