Cidade Baixa ganha duas praças requalificadas

20_03_17_Pref ACM Neto_Praa Rua Ibipor_foto Valter Pontes_SECOM320_03_17_Pref ACM Neto_Praa Rua Ibipor_foto Valter Pontes_SECOM1420_03_17_Pref ACM Neto_Praa 1 Travessa Domingos Rabelo_foto Valter Pontes_SECOM3

 

Jardim Cruzeiro e Ribeira foram as áreas beneficiadas com as entregas, que fazem parte do pacote previsto para o aniversário de 468 anos de Salvador

Moradores do Jardim Cruzeiro e da Ribeira ganharam nesta segunda-feira (20) dois importantes espaços de lazer. Com brinquedos para as crianças, academia de ginástica, área de convivência com mesas de jogos, entre outros equipamentos, as praças Ibiporã e 1ª Travessa Domingos Rabelo já mudaram a realidade das duas comunidades. Os dois espaços foram entregues na noite desta segunda-feira (20) pelo prefeito ACM Neto e secretário municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, na presença de lideranças e moradores.

Com um espaço de 178m², a Praça Ibiporã, em Jardim Cruzeiro, possui parque infantil para entreter as crianças, academia de saúde para a prática de exercícios de baixo impacto, e bancos modulares, que são antivandalismo. Estes bancos são feitos com restos de obras e totalmente montados, dificultando danos provocados por criminosos. A praça passou ainda por intervenções no paisagismo e iluminação, além de ganhar acessibilidade e itens de comunicação visual.

“Esta inauguração simboliza o quanto a nossa gestão valoriza e cuida da vida das pessoas. Quando fazemos uma intervenção como essa, estamos tocando no coração das famílias para que as crianças não fiquem condenadas a crescer da porta de casa para dentro. Queremos que elas convivam com os vizinhos, com amigos, num ambiente adequado”, destacou o prefeito ACM Neto durante a entrega do espaço público para a comunidade.

Morador da Rua Ibiporã há quase 30 anos e mãe de uma menina de dois anos, o tecnólogo Marcos Sá, 42 anos, destacou a mudança da comunidade depois da instalação da praça. “Antes as pessoas faziam esse espaço de estacionamento, e agora as crianças podem brincar. Agora a minha filha pede para brincar na praça todos os dias”, relatou, celebrando a inauguração do espaço de lazer, que é uma das entregas pelo aniversário de 468 anos da cidade, celebrado no próximo dia 29 de março.

A Praça 1ª Travessa Domingos Rabelo conta com um espaço maior, com 600 m². O local possui parque e espaço infantil, academia de saúde e de musculação, além de pergolado. Foram realizadas também intervenções no paisagismo e iluminação. Além disso, foram inseridos comunicação visual e acessibilidade. Com a requalificação, esta praça ganha uma nova roupagem e proporciona maior sensação de segurança a população.

“Através de um trabalho sério, a gente consegue de fato mudar a vida das pessoas. Agora temos uma área com vida, com cor, com alma, uma área do jeito de Salvador e onde as pessoas podem conviver, onde as crianças podem crescer ao ar livre. Cada coisa aqui foi feita com todo capricho e com o máximo de cuidado”, destacou o prefeito ACM Neto, lembrando que passará dois meses entregando presentes à cidade pelo seu aniversário de 468 anos.

Conforme o secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, os dois espaços estavam abandonados com mato e lixo, por isso foi necessário empenhar ainda mais esforço em dar novo uso aos locais. “Além de muitos carros estacionados, não existia dignidade. Elaboramos um projeto para contemplar as comunidades, e assim foi feito”, afirmou Bastos, ressaltando ainda que as novas praças contribuem para a redução da violência na região, sendo uma opção de lazer para jovens.

A requalificação dos dois espaços custou aos cofres municipais R$172 mil. Com a produção de itens que compõem as praças sendo executadas direto na fábrica da Seman, localizada na BR-324, os custos com as obras puderam ser reduzidos e a qualidade ofertada nos equipamentos mantida. A Seman estima que a economia seja de 30% a partir da produção própria. Assim, fica mais fácil até a reposição de equipamentos danificados, já que são produzidos diretamente pelo órgão executor das obras.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s