Programa Saúde do Professor assegura assistência a profissionais da rede estadual

1490824252AY3C1212

 

A dedicação diária para a garantia da qualidade do ensino na Bahia é sustentada com apoio multidisciplinar. Por meio do Programa Saúde do Professor, educadores da rede estadual de ensino contam com atendimento gratuito e especializado nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. Os serviços são prestados no SAC Educação, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, e podem ser agendados previamente através do telefone 71 3117-1434. O programa tem o objetivo de prestar assistência e apoio a estes profissionais no desempenho das atividades.

 

“Problemas como rouquidão, dores na coluna, obesidade e até depressão podem ser conseqüência de situações vividas no exercício da função ou de hábitos equivocados. Damos o suporte para corrigir esse tipo de coisa, e esse cuidado é revertido na qualidade do ensino”, destaca a coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges.

 

Os serviços são oferecidos com hora marcada, das 8h às 17h. Criado em 2009, o programa tem média de 1.500 atendimentos por ano, sendo 60% da procura por acompanhamento psicológico. Professora de Educação Física do Colégio Estadual Duque de Caxias, na Liberdade, Rosângela Montal ressalta as melhorias já percebidas em dois anos de acompanhamento. “Me sinto mais forte para lidar com as situações que envolvem a sala de aula. Tanto para impor respeito em relação aos alunos, quanto para refletir a confiança na melhoria das minhas aulas”, afirma a educadora.

 

O Programa Saúde do Professor é um serviço extensivo a qualquer profissional da Educação da Bahia, independente de ter a carteira do Planserv. O atendimento presencial é feito só em Salvador, mas todos os profissionais da rede estadual podem entrar em contato pelo telefone ou acessar o Portal da Educação para obter orientação. Para o professor que necessitar de acompanhamento mais complexo após o atendimento do SAC Educação, a Secretaria de Educação conta com parcerias com mais de 30 universidades e faculdades, onde professores podem freqüentar os serviços gratuitos nestas instituições.

 

Além do atendimento individual no SAC, os profissionais ligados ao Programa Saúde do Professor visitam as escolas da rede estadual para a realização de oficinas relacionadas à saúde vocal e de ginástica laboral.

 

 

 

 Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s