Sebrae investe R$ 2 milhões em programa de desenvolvimento das MPE do Baixo Sul

evento baixo sul.Valdemir_Lima_(Ascom_da_Prefeitura_de_Valença)_-_Divulgação_

Valença – Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e fortalecer as economias locais, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus vai investir R$ 2 milhões no Plano de Apoio aos Empreendedores do Baixo Sul, que tem foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) da região. O projeto, lançado nesta quarta-feira, 29, em Valença, integra a Agenda Territorial da Bahia (AG-TER), iniciativa do Governo do Estado, que conta com a parceria do Sebrae e de diversas secretarias estaduais, instituições financeiras, universidades, além de outras instituições privadas e públicas.

A AG-TER tem foco na união de esforços dos parceiros, para articular ações de apoio técnico e assistência aos empreendedores rurais e urbanos da Bahia. A agenda atua na ampliação de operações de crédito, implantação de projetos de infraestrutura, dinamização do ambiente de negócios, melhoria dos serviços públicos, disseminação do empreendedorismo e identificação e execução de projetos produtivos.

O superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, destacou no evento de lançamento que no atual contexto econômico, ter uma agenda que proporcione ações em parceria é fundamental. “O território que tem o foco definido e tem a capacidade de traçar seu destino é o que sairá fortalecido mais à frente”, enfatizou.

Adhvan ressaltou também o papel das micro e pequenas empresas (MPE).”A micro e pequena empresa é um caminho para o desenvolvimento da economia. Exemplo disso está no fato de que 1,3 milhão de empregos foram perdidos no ano passado no Brasil, enquanto as micro e pequenas empresas geraram 300 mil postos de trabalho”. Ele pontuou ainda que, apesar da crise, a micro e pequena empresa consegue manter a sua atividade de forma crescente. “Em momentos como esse, as pessoas perdem o emprego, mas abrem negócios”, ressaltou.

O vice-governador do Estado, João Leão, em sua fala, relembrou sua trajetória também como empreendedor. “Aos 18 anos, fundei minha primeira empresa, e, dez anos mais tarde, já comandava nove empreendimentos e tinha mais de 2 mil funcionários. Eu devo isso muito ao apoio de instituições como o Sebrae”, declarou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jaques Wagner, salientou a importância da AG-TER para a geração de emprego e renda para os baianos. Wagner ressaltou também que, em momento de crise, é preciso encontrar soluções para sair da situação e melhorar a vida das pessoas. “O caminho para achar soluções é por meio de consórcios e parcerias e montar uma estrutura para apoiar a todos. O Sebrae é essencial para atingir o desenvolvimento esperado, por meio do fortalecimento das pequenas empresas, com capacitações, melhoria de estrutura e assim gerando diversos empregos em toda região. Crise se vence com trabalho”, disse.

Protocolo de intenções

O evento foi uma oportunidade também para a assinatura do protocolo de intenções entre o Sebrae e os prefeitos de Valença, Gandu, Igrapiúna, Teolândia e Wenceslau Guimarães. O documento é a formalização da relação de parceria para ações de criação do convênio e plano de trabalho para a implementação do Programa Município Empreendedor Bahia. A iniciativa tem por objetivo a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. A ação pretende, até o final de 2018, capacitar os municípios com o objetivo de alavancar as economias locais e regional, fortalecer as redes de cooperação de governança e formalizar microempreendedores individuais.

O prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos, enfatizou que é muito importante a união formalizada com o Sebrae. “A expectativa com essa ação é muito grande. Apesar de sermos um município pequeno, pensamos grande. Por meio das parcerias e investindo no desenvolvimento econômico, nós vamos mudar a realidade da cidade O termo assinado ratifica o apoio que já acontece na prática e abre oportunidade de novas alianças entre a prefeitura e o Sebrae”, concluiu.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
http://www.ba.agenciasebrae.com.br
http://www.twitter.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s