Líder do PR na Câmara, o deputado federal José Rocha (BA) confirmou ao bahia.ba a troca de quatro titulares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que não se sentiam “confortáveis” para votar a favor do presidente Michel Temer (PMDB).
Os parlamentares do colegiado vão votar o parecer do relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chefe do Executivo nacional, acusado de corrupção passiva pela Procuradoria-Geral da República.
Com a decisão, Delegado Waldir (PR-GO), Jorginho Melo (PR-SC), Marcelo Delaroli (PR-RJ) e Paulo Freire (PR-SP) deixam a CCJ. Passam a votar o relatório Bilac Pinto (PR-MG), Laerte Bessa (PR-DF), Magda Moffatto (PR-GO) e Milton Monti (PR-SP).
O líder do PR na Casa afirmou que o partido não fechou questão contra a denúncia, mas disse que há uma “recomendação partidária, das lideranças” nesse sentido.
Para Rocha, a saída de Temer seria prejudicial ao país. “A troca de presidente agora só faria agravar essa crise”, declarou.
Integrante da base do governador Rui Costa (PT), o deputado disse não se sentir desconfortável com a situação. “Aí na Bahia o partido pertence à base do governo. Essa posição [pró-Temer] aqui é do partido a nível nacional”, afirmou.
Em março deste ano, aliados de Rui na Bahia e Temer em Brasília reclamaram após vaias recebidas em eventos com o petista. Entre os alvos das manifestações, estava o deputado João Carlos Bacelar, correligionário de Rocha.