Salvador: Prefeito Bruno Reis inaugura o RUA – O Plano Inclinado, ruas e praças do Comércio ganham obras de artes

Instalações, esculturas, intervenções artísticas e grafites de renomados artistas contemporâneos homenageiam mestres consagrados, sob a curadoria de Daniel Rangel


Por: Doris Pinheiro

Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 8 de janeiro, a partir das 9h da manhã o prefeito Bruno Reis inaugura oficialmente o RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que colocou em vários pontos do bairro do Comércio obras de arte de artistas visuais contemporâneos e que ao mesmo tempo faz uma homenagem aos mestres das artes na Bahia. A cerimônia acontecerá na Rua da Grécia, onde está instalada a obra de “Lágrimas”, de Vinícius S.A., com a presença do prefeito, do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro de autoridades municipais e dos artistas.
Sobre o RUA


Ao descer o Plano Inclinado Gonçalves em direção ao Comércio já se nota. Faixas coloridas estão nas paredes que ladeiam a subida e a descida do “charriot”; mais alguns passos e é possível se deparar com duas grandes esculturas que remetem à força da religiosidade de matriz africana que permeia a cidade de Salvador; na Rua dos Ourives o sol incide sobre uma estrutura vazada e palavras se projetam no chão; na Praça da Inglaterra, de um lado mulheres volumosas e engraçadas olham para quem passa, do outro cavalinhos de balanço podem ser cavalgados pelas crianças; na Rua da Grécia lâmpadas cheias de água fazem parecer que gotas de chuva estão suspensas no ar.
Durante todo esse trajeto, grafitados, postes, bancos, caixas de luz, o asfalto, com listras coloridas no chão, conectam tudo, levando o pedestre a percorrer a primeira etapa do RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Prefeitura de Salvador, que tem como objetivo tornar o Comércio uma galeria a céu aberto, requalificando, enriquecendo, humanizando o bairro.


“A arte que chega de forma inesperada, sem avisar ou pedir licença, surpreendendo e revirando nosso dia. Esta é a proposta do Projeto RUA, criar obras de arte que dialoguem com a cidade e seus moradores, que resignifiquem espaços transformando o olhar que se tem sobre eles”, afirma Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, que desenvolveu o projeto para o eixo de economia criativa do programa #vemprocentro, que visa transformar e dinamizar o centro de Salvador e é coordenado pela SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo.


Quem faz o RUA
No RUA – Roteiro Urbano de Arte, que tem curadoria de Daniel Rangel, oito artistas visuais contemporâneos, através de suas obras/instalações/interferências homenageiam mestres, artistas plásticos históricos que com seu trabalho contribuíram para a construção do imaginário visual baiano. Ao mesmo tempo o projeto revela a produção artística dos dias atuais, herdeira desse legado.
E nesta interação artística e amorosa, Bel Borba homenageia Carybé, Ayrson Heráclito a Mestre Didi, Ray Vianna a Mario Cravo Júnior, Lanussi Pasquali a Joãozito, Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberg, Iêda Oliveira a M.B.O, Vinicius S.A. a Rubens Valentim. Há também o trabalho em grafite de Bigod, conectando tudo.


As obras/instalações/interferências que conectam a Casa do Carnaval, na Cidade Alta, ao Doca 1, na Cidade Baixa, onde em maio será inaugurado e Centro de Economia Criativa, foram concebidas para ocupar os espaços em diálogo com o entorno arquitetônico e com os conceitos relacionados aos respectivos homenageados. Para tanto, o RUA teve a construção de um projeto de iluminação próprio, pensado para compor cada obra de arte, assinado por Luciano Reis. Com curadoria de Daniel Rangel, o projeto é uma produção da FGM em parceria com a Sole Produções.
Para realização de um projeto tão ousado e inédito a Fundação Gregório de Mattos trabalhou em sinergia com diversos órgãos municipais: SEMAN, SECIS, LIMPURB, DESAL, SEMOP, Diretoria de Iluminação Pública, SEMOB e SEDUR.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s