Urgente: Morre o prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, vítima do Coronavírus

Ele chegou a São Paulo no dia 26 de dezembro de 2020,

Após mais de dois meses após ser diagnosticado com a Covid-19 e internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal de 2020, faleceu em decorrência de complicações causadas pelo Coronavírus, nesta quintra feira (18).

Ele chegou a São Paulo no dia 26 de dezembro de 2020, transitando entre a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Unidade Semi Intensiva. Os boletins emitidos sempre informavam que ele apresentava um quadro clínico estável e sem previsão de alta, sob os cuidados das equipes dos médicos Prof. Dr. Roberto Kalil, Prof. Dr. Carlos Carvalho e Prof. Dr. David Uip.

O gestor voltou para a UTI no último sábado (06), precisando ser entubado na manhã do dia 12. Na última terça-feira (16), a assessoria do gestor divulgou uma nota informando o agravamento de seu quadro de saúde. Informações preliminares dão conta de que a morte ocorreu em decorrência de uma falência renal.

Herzem Gusmão foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, em segundo turno, no dia 29 de novembro. O prefeito teve 54% dos votos válidos. Ele derrotou Zé Raimundo, que teve 46% dos votos.

RELEMBRE – Após avaliação médica, na noite de quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, o prefeito Herzem Gusmão se ausentou dos despachos do gabinete. A vice-prefeita Irma Lemos passou a desempenhar a função de prefeita no período em que o prefeito Herzem Gusmão se afastou por motivos de saúde.

O prefeito apresentou uma lesão pulmonar com necessidade eventual de suporte de oxigênio e passou a receber cuidados médicos em sua residência. No início da noite de sexta-feira, 18, Herzem Gusmão deu entrada no Hospital Samur para continuação do tratamento contra a Covid-19.

O prefeito apresentou complicações pulmonares e evoluiu para a necessidade da utilização de oxigênio. Na unidade hospitalar, ele passou por novas avaliações e exames médicos.

BIOGRAFIA – Herzem Gusmão (MDB), reeleito prefeito de Vitória da Conquista, tem 72 anos e é conquistense. Em segundo turno, ele derrotou o candidato Zé Raimundo (PT), que ficou em 2°.

Ele nasceu em 2 de junho de 1948, em Vitória da Conquista. Ele iniciou a carreira trabalhando na Rádio Clube da cidade, aos 20 anos, com o programa Resenha Geral. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses. Em 2016, Herzem Gusmão foi eleito, também em segundo turno, prefeito de Vitória da Conquista. Na oportunidade, ele venceu Zé Raimundo, que foi derrotado mais uma vez em 29 de novembro deste ano.

A vice-prefeita eleita, Ana Sheila Lemos Andrade, é empresária e natural de Vitória da Conquista. Sheila Lemos, como é mais conhecida, tem 48 anos de idade, é filha da atual vice-prefeita, Irma Lemos e nasceu em 29/06/1972.

Propostas de Herzem

Em seu plano de governo, Herzem Gusmão prometeu garantir a boa gestão dos recursos públicos, promover a racionalização dos processos internos da prefeitura e manter o equilíbrio das contas públicas municipais.

Gusmão afirmou que iria consolidar a implantação da Guarda Civil Municipal e promover melhorias da estrutura física das Unidades de Saúde, garantindo atendimento de qualidade a toda a população.

Ainda na saúde, o prefeito reeleito disse que iria implantar novas academias da saúde nos bairros e ampliar a oferta de medicamentos da Farmácia Básica, respeitando os preceitos do SUS.

Com informações do Blog do Sena

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s