Didática criativa na UTI do Hospital Espanhol com frases motivacionais 

Um simples quadro de avisos na parede e seus pincéis coloridos foram instrumentos de criação do novo ponto de interação dos profissionais.

A equipe da UTI 6 do Hospital Espanhol implantou uma rotina diária e divertida para atualização das ações: desenhos didáticos e mensagens motivacionais, no quadro de avisos.

Um simples quadro de avisos na parede e seus pincéis coloridos foram instrumentos de criação do novo ponto de interação dos profissionais.

A Coordenadora da UTI, a Enfermeira Luciana Costa, explica que o quadro estava em desuso e Jucimara Brito, Enfermeira Referência da Unidade, começou a escrever frases motivacionais para a equipe. De acordo e propícias aos acontecimentos daquele plantão. As emoções num hospital para tratamento de pacientes com Covid sobem e descem como montanha-russa, num mesmo dia. “Força!, Vai dar tudo certo!, Vamos terminar o plantão juntos!” – eram algumas das frases escritas.

“Todas as manhãs, reunimos a equipe para discussão das demandas da Unidade, incluindo questões das relações interpessoais, como o respeito e a união no trabalho, e das regras institucionais, como o Adorno Zero, dispositivos e rotinas. As mensagens motivacionais deram bons resultados. Então, pensamos em colocar no quadro, os assuntos mais relevantes das reuniões diárias, em desenhos. A questão visual atrai muito, desperta a atenção. Temos um técnico de enfermagem e uma enfermeira com habilidade para o desenho. Começamos fazendo esboços no papel, de acordo com a pauta do dia das reuniões. E logo, os desenhos foram reproduzidos no quadro. O informativo passou a ser interativo!” – explica Luciana Costa.

Isso! Informativo & Interativo

Ainda na fase de somente frases, o quadro começou a ganhar pequenos desenhos ilustrativos, revelando os “desenhistas” da UTI, até então, desconhecidos. Elvis Magalhães, Técnico de Enfermagem, é um deles e comenta a razão da ação: “O quadro informa, lembra e reforça questões importantes da nossa rotina de cuidados com o paciente e da relação com os colegas. De forma leve, porque o nosso dia a dia é pesado!”

O espaço é democrático. Todos podem sugerir temas e deixar a sua mensagem, desde que de acordo com a equipe.

A produção passou a chamar a atenção de colaboradores de outras áreas que também circulam na UTI 6. “A informação técnica ilustrada, se torna mais elucidativa. Os colegas de outras áreas que veem certos desenhos, já compreendem do que se trata. E isso já atinge o objetivo do quadro.” – diz a enfermeira Elane Santos da Costa, enquanto finaliza o desenho de uma mão verde, da cor da esperança, onde repousa a frase “Respeito é a base de tudo”.

E boas referências são sempre marcantes e importantes…
Ju, como é chamada Jucimara Brito, Enfermeira Referência da UTI, define, com gratidão e orgulho, o produto que ela semeou despretensiosamente: “Este quadro se tornou a referência da UTI 6”.

E assim, o Hospital Espanhol segue, construindo sua história como Centro de Tratamento Covid, referência na Bahia.

HOSPITAL ESPANHOL
Assessoria de Imprensa


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s